quarta-feira, 26 de março de 2014

Novidades sobre GURPS no site da Devir

Olha a Devir tentando aquecer os motores do GURPS no Brasil!
Disponibilizando em seu site alguns downloads interessantes para o GURPS:

Lá você vai encontrar O GURPS Ultra Lite (que eu mesmo já tinha traduzido extra-oficialmente antes, hehe), Fichas de Combate, GURPS Lite 4ed (que você encontra para download aqui no X-GURPS também!) e a planilha de personagem.

Talvez de maneira um pouco tímida. Mas na minha opinião, sendo (bastante!) otimista, pode significar que novidades maiores ainda estejam para chegar nos próximos meses.

É claro que já sofremos nas garras dos feitiços de ilusão que a Devir invocou sobre nós GURPeiros no passado! Mas talvez seja diferente dessa vez.

O que você acha? Dessa vez vai?

3 comentários:

  1. axo q a devir nao gerencia direito as marcas/lisenças de rpg que possui, as linhas gurps e mundo das trevas estao abondonadas as moscas

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro acreditar que sim pos realmente quero muito migrar do 3ed para o 4ed. Apesar de eu ter achado p 4ed muito massante em questões fatores decriação de personagem e bem fraco em regras. Boa parte das regras se encontra no modulo campanha oque mata muito a consulta rápida. No entanto me simpatisei com a ideia de ter uma infinidade de possibilidades no modulo personagem para elaborar ate forças cósmica se assim o ou a GM desejar criar uma campanha com tai tipos de personagens. No entanto quando se fala de 4ed só tenho alguns poucos materiais em PDF em português que consegui baixar e a maioria tudo em inglês . na verdade meu dezejo era fazer com 4ed o que fiz com o 2ed que era ter todo o material físico. No entanto a dever sacaneou pacas fazendo um edição muito limitada do modululo personagem e o modulo campanha já se encontra esgotados bom na época que foi lançado o material no Brasil. Eu acreditava que seria um lançamento apos outro já que todos esperávamos pelo 4ed, e minha ideia na época era esperar um pouco para ir comprando um titulo por mês quando já tivesse um bom material no mercado.
    Pos bem fiquei a ver navio. Nem consegui os módulos básicos nem vi material algum novo de gurps no mercado. Ai depois de tempos cansada de usar materiais alternativos de RPG cuja os quis não gosto resouvir me aventurar noa pdfs mas mesmo assim quando o assunto é gurps parace existir estigma social por parte das editoras.
    po gurps é tao bom que da até pra criar historias e romances com vida própria usando o sistema. Com gurps não precisa se limitar a exclusivamente o modulo convencional de RPG. Da pra jogar como RPG de mês como RPG de tabuleiro e ate inventar novas formas. Bom eu criei a minha forma de jogar RPG eu sempre fui narradora e puco jogei como jocadora , chegou um tempo que vi que meus denários não tinha vida própria tudo rodava entorno dos jogadores, NPCs não evoluíam e coisas não ocorriam se os personagens dos jogadores não agissem, resouvir isso da seguinte forma. Passei a escrever coisas que ocorriam no cenário enquanto não estava em mesa dessa forma fui dando vida a cada personagem NPC meus enquanto eu ia escrevendo eu me deparava com circunstancias onde eu não achava justo que eu simplesmente decidisse que fosse de tal jeito e usavavas regras de jogo para decidir e isso incluía fazer testes e coisa e tal. Dessavforma NPCs podia evoluir de forma justa, a coisa ficouvtao interessante que comecei a criar mundos a partir no zero com NPCs criados com mesmas pontuaçõesvde PCs e evoluindo os desta forma viva. Quando chegava no dia de jogar isso era junto com os jogadores os jogadores passavam a sentir que o cenário de campanha estava tao vivo quanto o da vida real . eu divitia isso em duas partes. Uma oque NPCs que não estão próximos dos personagens estavam fazendo durante o tempo que ocorreu a ultima aventura,e o que ocorre aonos lugares onde os personagem ainda não se encontra presente. No entanto só encontrei boa funcionabilidade para isso gurps.
    E por isso espero muito que possamos contar com a devir ou outra editora para ressicitar o gurps

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karine. Obrigado pelo comentário.
      Sobre o que você falou de aguardar os lançamentos mês a mês: eu, pra ser sincero, nunca achei que a Devir fosse cumprir uma agenda de lançamentos tão movimentada. É claro que uma editora precisa ter lucro e não simplesmente fazer o que nós fãs desejamos (este seria o mundo ideal!). Mas mesmo assim, a Devir vacilou bastante, poderia ao menos lançar algumas das obras em PDF apenas.
      Quanto ao seu comentário sobre tornar o universo da campanha mais vivo, sua dica é bem interessante. Quando leio artigos sobre como escrever histórias de ficção, o conselho é parecido: imagine o que seus personagens (ou no caso do RPG, PCs e NPCs) estão fazendo fora dos holofotes das aventuras.
      Concordo plenamente, ótima dica e obrigado por lembrar!
      Um abraço!

      Excluir